terça-feira, 6 de novembro de 2012

Ser melhor...ser


Não fique assim por ter "perdido" a competição...Qual é mesmo o objetivo de competir? De ganhar? "Ser melhor"?
Você não é e nem se torna melhor por exibir um prêmio ou medalha...eles são apenas símbolos de um julgamento feito por outras pessoas, que estabeleceram parâmetros conforme suas próprias vivências e saberes, no mais das vezes maliciosos e viciados por rasteiros interesses.  Tanto é que existem os Jogos Paralímpicos, com parâmetros bem diferentes, pois os competidores não poderiam chegar ao mesmo resultado que os outros...Estabeleceu-se um local para que os "perdedores em potencial" também possam competir, também possam participar da voragem por medalhas que, obviamente, essas pessoas não necessitam, ninguém necessita.

Por que submeter tudo à competição? A imagem de paraíso que fazemos corresponde e um lugar de harmonia e paz. Por conseguinte, um lugar onde não há discórdias por nos acharmos melhores que ninguém, ou desejarmos ter mais que os outros, onde se é, apenas é. Como vamos "treinar" para este mundo se aqui achamos que tudo é questão de ganhar ou perder? Exercitar-se fisica e mentalmente é ótimo...mas bater-se uns contra outros é o avesso da irmandade. É Caim contra Abel, sempiternamente...

Até mesmo nos esportes, como o futebol...o que é o futebol hoje, senão um grupo de gladiadores modernos e mercenários, que usam seus corpos contra os corpos de outros gladiadores como eles, não por gostarem de jogar, mas por dinheiro e fama? Emaranhados nos conceitos de vitória e derrota, torcidas trucidam-se mutuamente...
Nas escolas, ensinadas desde cedo a gostar de competir, seja no que for, crianças saem frustradas por não serem vencedoras, esquecendo-se de cultivar seus próprios dotes e habilidades, que nem sempre são passíveis de serem dispostos em "competições". Sim, há algo em nossas almas que não precisa ser considerado campeão disso ou daquilo...temos virtudes, habilidades e qualidades que não necessitam ser expostos em ringues e receber faixas douradas de um mundinho mesquinho e mercantilista, que com sua hipocrisia carimba uns de vencedores e outros de perdedores, sem autoridade alguma para isso.

Na verdade, todo o esporte de competição é um erro de interpretação. Toda competição é equivocada, pois nos remete a uma dualidade vencedor-perdedor que não precisaria existir entre seres fraternos. Enquanto alguém se considerar melhor que o outro, vencedor, haverá o pior, o perdedor. Por que precisamos disso? Não é suficiente sabermos que cada qual é único, e portanto não pode ser comparado, muito menos julgado? Nem os grandes Mestres nos julgam...deixam-nos viver,  não escolhem vencedores, apenas nos orientam a amar, sobre todas as coisas...e para merecer o Amor, não precisamos apresentar um diploma, uma medalha, uma taça. O Amor... só requer uma alma.

Bíndi


"É importante entender que o Buda não atingiu a iluminação porque estivesse tudo muito fácil, mas sim porque as condições em volta eram muito exigentes. Ele só atingiu a liberação porque foi capaz de ultrapassar suas próprias aflições.

Ao olhar os seres presos em coisas limitadas como campeonatos de futebol, profissões, pós-graduações, o Bodisatva sorri e tenta ajudá-los, de modo que ampliem suas próprias visões. O Bodisatva não diz que estamos perdidos, que não temos a natureza última; pelo contrario, mostra que não há solidez na prisão, que nossa natureza é livre e ilimitada, e que, portanto, podemos ultrapassar as flutuações e o sofrimento."

°°Lama Padma Samten°°